quinta-feira, 9 de junho de 2011

II SEPEL 2011 - SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL

1. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA



A lei 10.639 de janeiro de 2003, que altera o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96), estabeleceu que a Educação Básica deve incorporar ao seu currículo a história e a cultura afro-brasileira, destacando como uma das áreas privilegiadas para esse componente curricular a Literatura. Considerando que o ensino de Literatura não se refere apenas a uma discussão sobre aspectos históricos e sociais, mas, sobretudo, à formação de um leitor com sensibilidade estética, esta sessão de comunicação oral pretende refletir acerca da importância da Literatura Afro-brasileira na formação leitora dos estudantes brasileiros, bem como seu impacto sobre o currículo e o ensino da Literatura.


2. A MEDIAÇÃO DOCENTE DO TEXTO LITERÁRIO


O objetivo desta sessão de comunicação oral é socializar trabalhos que discutam a importância da ação docente, no que diz respeito aos aspectos teórico-metodológicos do ensino do texto literário, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, alcançando, além disso, outros contextos de formação como, por exemplo, bibliotecas públicas e/ou populares e organizações não governamentais.


3. LEITURA, COGNIÇÃO, DISCURSO E COMPREENSÃO DO TEXTO LITERÁRIO


A presente sessão de comunicação oral visa promover um debate acerca das contribuições que as diversas teorias do texto e do discurso podem oferecer à hermenêutica do texto literário, sob a ótica de seu papel como mediador de um complexo modo de interação intersubjetiva, isto é, o uso da língua com uma finalidade artística.


4. A TEORIA LITERÁRIA NA SALA DE AULA


As relações entre Teoria Literária, leitura e ensino de literatura são inegáveis, visto que a Teoria Literária é um campo do conhecimento voltado para o estudo e a análise do texto literário e que as relações com o mesmo são necessariamente mediadas pela leitura. Como aponta Marisa Lajolo, mesmo que as correntes da Teoria Literária não tenham “contribuído diretamente para a prática escolar de leitura”, acabaram influenciando-a. Assim, esta sessão de comunicação oral objetiva discutir as relações entre os conceitos e pressupostos que integram o campo da Teoria Literária e o processo de ensino-aprendizagem de literatura na Educação Básica.

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