sexta-feira, 6 de setembro de 2013

III SEPEL 2013

Em sua terceira edição, o evento, pautando-se numa frase do teórico da literatura Antoine Compagnon, n’O demônio da teoria – "a verdade está sempre no entrelugar" –, visa a discutir o entrelugar que a literatura ocupa nas instâncias públicas da produção do conhecimento, isto é, nas escolas, universidades e bibliotecas, entre outros espaços, assim como a sua relação com outras áreas do conhecimento.  Nessa perspectiva, pretende-se levantar debates em torno da relevância e do modo pelo qual se pode estudar e ensinar literatura nos dias atuais: I) a natureza do discurso literário e seu diálogo com outras linguagens, como a das artes plásticas, da música e dos quadrinhos; II) os processos de subjetivação desencadeados pelo ensino da leitura literária; III) questões relativas à educação literária, isto é, suas implicações com a experiência estética e com o conhecimento do mundo; IV) a tensão entre os procedimentos hermenêuticos da obra de arte literária baseados na imanência do estritamente literário e aqueles pautados em elementos transcendentais à obra; V) e, finalmente, os entrelugares do gênero, da sexualidade e da etnia no ensino da literatura.

O evento contará com conferências e palestras realizadas no formato de mesas-redondas. A programação também inclui relatos de experiência leitora e um debate público sobre o tema Cultura, Ética e Estética na Educação Literária

Público Alvo  Professores da Educação Básica e do Ensino Superior e pesquisadores e estudantes das áreas de Letras, Pedagogia e afins. 


Coordenação – Evandra Grigoletto e Lívia Suassuna.
Comissão Organizadora – Alberes dos Santos, Helio Castelo Branco, Jefferson Souza, Marta Aguiar e Reginaldo Clécio dos Santos.
Realização – Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFPE) e Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL-UFPE).
Apoio – Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESQ), Cátedra Unesco de Leitura, Global Editora e Varejão do Estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário